As famosas menstruações e as TPM, que os homens (burros) zoam…
De novo, é perfeitamente normal e os homens têm que ter paciência! A menstruação para uma mulher corresponde ao momento quando o útero (órgão que abriga o bebê durante a gravidez) libera uma parte do seu revestimento (endométrio) acompanhado de sangue. Isso acontece porque o útero estava se preparando para receber um embrião, que provavelmente não foi concebido, e essa preparação precisa ser desfeita (ver item seguinte). É totalmente normal. Aliás, o fato de não ter menstruações pode ser uma anomalia causada por uma doença ou o sinal de que a mulher engravidou. Mas calma! Se a menina se exercita com muita intensidade, como atletas e ginastas, a ausência de menstruação é comum, devido ao funcionamento diferenciado do corpo delas.
Para evitar manchas de sangue, geralmente pode usar uma proteção menstrual tal como :
- um absorvente externo, na calcinha, que é prático, fácil de colocar, com diferentes tamanhos e níveis de absorção, mas que em contrapartida pode deixar um pequeno cheiro e guardar bactérias.
- um absorvente interno, a ser colocado diretamente na vagina, que é também relativamente prático mesmo se a colocação pode não ser tão agradável e se ele absorve não só o sangue como o líquido da região íntima (muco) que é importante.
- um coletor menstrual, que é um pequeno repositório de plástico que recolhe o sangue das menstruações. Ele é geralmente eficiente, lavável, barato porque pode durar vários anos, porém pode requerer alguns meses de adaptação.
A TPM (tensão pré-menstrual) acontece alguns dias antes da menstruação. É um período de mudança na produção dos hormônios, que pode ter sintomas como: sensibilidade no ceio, ansiedade, irritabilidade, dor de cabeça, cansaço, inchaço devido a retenção de líquidos, dificuldade de concentração e depressão.
No início da puberdade é comum o ciclo menstrual não ser constante, porque o corpo ainda está se adaptando às mudanças. Esse período de organização geralmente dura cerca de um ano e meio. De qualquer modo, grandes alterações no ciclo menstrual, assim como TPM muito intensa devem ser acompanhadas por um médico.